Tão importante quanto o colchão em que dormimos, a cadeira que usamos no escritório precisa ter qualidade no material, ser confortável e acima de tudo ser ergonômica. Somos muitas vezes exigentes na hora de comprar um colchão, e talvez sem dar muita importância para a cadeira , não nos damos conta que podemos passar mais tempo nela do que na cama.

Cadeiras adequadas são importantes não só para o conforto do usuário, mas também para a saúde. Tamanhos mal dimensionados e falta de regulagens podem causar problemas na coluna, ombros, pescoço e braços, que geralmente ocasionam afastamentos no trabalho.

Dicas para escolha da cadeira ideal:

Antes de mais nada, é preciso analisar o perfil do usuário, bem como o tempo em que passará sentado e o ambiente em que a cadeira será colocada. Há inúmeros modelos de cadeiras e cada uma tem as suas particularidades e características de utilização. Sendo assim nem sempre uma cadeira que gostamos muito é a a ideal para o que precisamos… Preparamos algumas dicas, esperamos que ajude na sua escolha.

  • É essencial verificar a ergonomia  dos modelos em função do seu uso. Nos casos de muito tempo sentado, as regulagens oferecidas devem permitir a perfeita posição de braços e pernas. Basicamente, os joelhos precisam formar ângulo de 90° com a cintura e os pés devem ficar totalmente apoiados no chão. Os antebraços precisam estar apoiados nos braços da cadeira de forma confortável, facilitando a digitação sem que os punhos fiquem tensos também observando o angulo de 90°.

  • As regulagens apresentam sua importância no quesito tempo X movimentações necessárias de uso. Existem cadeiras com regulagens de encosto (verticais e horizontais) são excelentes para uso contínuo, chamadas habitualmente de back system. As de modelo diretor ou presidente que normalmente são maiores e mais robustas, podem acompanhar sistemas desde o simples “relax” ou função recline, até os sistemas sincronizados com travamentos e regulagens em diversas posições. Braços com regulagens é uma boa opção para a digitação. A escolha é baseada nas funções de cada usuário bem como no tempo de uso e suas movimentações.

  • Observe a qualidade dos componentes, esta parte merece atenção especial. Como em qualquer produto que compramos, as cadeiras podem ser de boa ou má qualidade. Não se deixe levar pela aparência apenas. É importantíssimo observar a robustez dos componentes, peso e espessuras das chapas de metais usadas.  Observe se a base da cadeira giratória (peça onde são fixadas aos rodízios),  tem um tamanho que dê estabilidade para a cadeira e se não cede facilmente ao usá-la, podendo ser cromadas, alumínio, inox, nylon, observe a sua funcionalidade. Preste atenção na qualidade das espumas das cadeiras,  não somente o conforto, mas também sua resiliência, ou seja, o quanto ela retorna à forma original após a aplicação de carga sobre ela. Os rodízios também podem ser de vários modelos, peça informações sobre seu uso conforme o piso que a cadeira irá deslizar. Se atenha não somente à garantia do produtos mas, também na reposição de peças no caso de necessidade.  Os acabamentos também são importantes, verifique as costuras!

  1. Um dos erros mais comuns da escolha da cadeira de escritório é levar em conta apenas o preço, ou seja, optar pela mais barata.  Uma cadeira de boa qualidade vai durar muitos anos, garantindo bem-estar aos usuários e economia para a empresa ou para seu bolso.