Além de melhorar o clima no ambiente, a cortesia se reflete no desempenho das equipes.Lembrar do aniversário de um colega ou dar bom-dia quando chega na empresa não se aprende na pós-graduação ou em um MBA. Ao praticar a gentileza, no entanto, esse profissional mostra muito mais do que a capacidade de ser delicado com o outro, mas a sua habilidade de enxergar quem está por trás das funções. Dessa forma, além de melhorar o clima no trabalho, a cortesia se reflete no desempenho da equipe.

A relação amistosa entre as pessoas pode impactar diretamente na produtividade e no sucesso profissional. Sendo assim , o profissional capaz de demonstrar cordialidade costuma reunir outras características muito bem conceituadas no mercado de trabalho, como a capacidade de superar conflitos, solucionar problemas, facilitar negociações e trabalhar em grupo. Mostrar-se sensível em relação ao outro é atributo que pode ser conquistado no dia a dia. Gentileza é um exercício que tem de ser aplicado continuamente até se tornar rotina!!

Dicas importantes para um bom convívio…

Gentileza ao falar ao telefone: Fale o necessário sem elevar o tom da voz. Atenha-se a assuntos de trabalho no ambiente profissional. Pratique ao telefone as mesmas regras de educação usadas no cotidiano. Cumprimente, agradeça e transmita clara e objetivamente sua mensagem.

 

Ao usar o celular, as mesmas orientações do uso do telefone valem para o celular, com o diferencial de poder desligar ou deixar o aparelho no toque silencioso para posterior retorno. Afastar-se de um grupo para atender a uma chamada é de bom tom, mas seja breve e peça licença para sair e desculpas pelo afastamento ao voltar. Desligue o seu celular ou coloque no silencioso ao entrar em reunião.

Na utilização dos ambientes comuns , respeite a destinação dos ambientes e tenha a consciência do uso coletivo do espaço, uma vez que você divide com os colegas de trabalho. Essa é a condição básica para o bom convívio social e profissional. Lembre-se de deixar do jeito que encontrou… Em outras áreas de convívio,  ao exemplo de prédios comerciais, ou áreas de ambiente reduzido como o elevador, cumprimentos, gentilezas e agradecimentos são bem vindos. A interrupção de assuntos até o destino final é o que se espera das pessoas bem educadas.

É muito importante e educado dar o retorno dos e-mails, se não puder responder logo, no mínimo, deve-se acusar o recebimento e dar uma previsão de data para a resposta. Quem trabalha com vendas, é essencial ser rápido e demonstrar interesse nas negociações.

De maneira geral as pessoas acabam que por muitas vezes deixando a cordialidade de lado em função das correrias do dia a dia… Mas, é importante salientar que as relações tanto profissionais como principalmente as interpessoais sejam preservadas. Colocando-se no lugar do próximo é uma excelente maneira de praticar este gesto tão nobre que é ser cordial.

 

Fonte: Adaptado da Internet